.

quarta-feira, 10 de março de 2010

CASTELO DE PADERNE


Photobucket


Photobucket
© João Menéres



O CASTELO DE PADERNE

Este castelo foi edificado já no período final do domínio islâmico com
o objectivo de resistir aos exércitos cristãos.
Ficou integrado definitivamente na Coroa portuguesa durante o reinado de D. Afonso III.
As muralhas foram assentes sobre sapata de pedra e a construção foi em taipa.

"A taipa de pilão é um sistema rudimentar de construção de paredes e muros. A técnica consiste em comprimir a terra em fôrmas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o material a ser socado é disposto em camadas de aproximadamente quinze centímetros de altura. Essas camadas são reduzidas à metade da altura pelo processo de piloamento. Quando a terra pilada atinge mais ou menos 2/3 da altura do taipal, recebe, transversalmente, pequenos paus roliços envolvidos em folhas, produzindo orifícios cilíndricos"

"Acredita-se que seja empregado desde tempos imemoriais no Oriente, sendo do conhecimento do Império Romano. No Norte da África a técnica da taipa de pilão vem sendo milenarmente utilizada.

Incombustível e isolante térmico por natureza, a taipa foi empregue na arquitectura de fortificações por diversos povos desde a Idade Antiga, destacando-se a China, que a utilizou em extensos trechos da Muralha da China, e a cultura islâmica, inclusive em algumas fortificações na península Ibérica, em particular na região do Algarve, tendo sido os mouros os responsáveis pela sua introdução na península Ibérica."


"A Taipa em `Pau-a-Pique' é um processo milenar de construção. Os Portugueses trouxeram-na para o Brasil, quando só havia as ocas dos índios, e a difundiram de norte a sul do país. Tornou-se assim uma das manifestações mais tradicionais de nossa arquitetura, e teve seu período de excelência durante o ciclo do ouro em cidades como Ouro Preto, Congonhas e Diamantina".


Podemos considerar o taipa aparentado com o adobe. Recordemos que o abalo sísmico que 2ª feira atingiu a província de Elazig, com uma intensidade de 6 na Escala de Richter, fez muitos estragos , uma vez que a maioria das casas é construída em adobe.